“Lutando e resistindo dignamente”, por Carlos Tibúrcio

IMG-20180406-WA0014.jpg

Carlos Tibúrcio envia este brilhante relato desde o Sindicato dos Metalúrgicos, berço da resistência contra as ditaduras – a de 1964 e a de 2018.

Em ambas, um personagem no centro da cena: um gigante chamado Lula!

À leitura:

Lula, 18h e pouco, agradece a tod@s da janela do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, após o discurso de Gleise Hoffman, anunciando que a decisão adotada é a de permanecer aqui e não se entregar.

Até qdo?

As mobilizações e as lutas responderão.

Vamos ver.

Esta noite será longa e tensa. Amanhã já está agendada missa aqui às 9h30 pelo aniversario de D. Marisa.

Lula convida a tod@s.

Em termos políticos, trata-se até este momento de uma significativa vitória parcial da resistência democrática na medida em que, pela primeira vez, na prática, nesse já longo processo do golpe, a legítima desobediência civil contra o arbítrio e a injustiça é adotada politicamente de forma aberta, clara e educativa.

Não estou acompanhando a mídia hegemônica golpista, mas deve estar cada vez mais “exasperada” porque a cada hora que passa a decisão do juizeco Moro de prender Lula até às 17h de hoje se desmoraliza e a foto e o vídeo que o Jornal Nacional espera ansioso para mostrar como troféus são adiados.

Haverá muita luta pela frente. Tod@s sabem que não se trata aqui de uma “corrida de velocidade”, mas sim que estamos enfrentando faz tempo uma “maratona”.

O obstáculo de hoje é grande e histórico. E estamos nos colocando à altura dele, mas ainda não o ultrapassamos nem sabemos se o faremos nos próximos dias ou mesmo horas.

O mais importante é que estamos resistindo de forma correta politicamente, ganhando tempo e forças (cresce o apoio nacional e internacional) e desgastando o bloco de classe golpista.

Queremos e estamos tentando vencer essa batalha. Mas é sempre fundamental lembrar que, mesmo se viermos a perdê-la, o modo de perder – lutando e resistindo dignamente – faz toda a diferença para a continuidade das lutas.

Estamos junt@s. E espero ter contribuído de alguma forma com essas reflexões “a quente” e talvez um tanto longas.

Grande abraço.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s