Presidenta da Comissão Europeia sinaliza que bloco aposta na escalada do conflito

Jeferson Miola                                                                  

Passou praticamente despercebida a declaração da presidenta da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, de que “a Ucrânia pertence à União Europeia e o bloco quer que ela faça parte”. A dirigente disse que “existem muitos tópicos em que trabalhamos juntos e, de fato, com o tempo, farão parte de nós. São um de nós” [entrevista à Euronews, 27/2].

Considerando que a adesão da Ucrânia à OTAN é a causa essencial da crise e, por isso, também a condição chave para seu fim, esta declaração de von der Leyen joga ainda mais gasolina no incêndio.

E significa, também, que a União Europeia aposta no aprofundamento e no agravamento do conflito, e não na busca de um entendimento que possa pôr fim a ele.

Em certo sentido, é uma sinalização de que a OTAN deseja a guerra e aposta na guerra; não desistirá do objetivo de incorporar a Ucrânia à OTAN.

Na realidade a União Europeia já entrou em guerra. Por determinação da própria Ursula von der Leyen, ao banir os portais da Sputnik e da RT [Russia Today], o bloco abriu guerra contra a liberdade de expressão e a pluralidade de opinião.

No estágio atual dos acontecimentos, a declaração de von der Leyen é, portanto, uma inoportunidade absoluta e uma irresponsabilidade histórica.

Esta posição manifestada pela presidenta da Comissão Europeia é paradoxal e contraproducente, para dizer o mínimo. Se acontecer a escalada militar, como parece ser a aposta europeia, isso colocaria o mundo, a partir exatamente do território da Europa, em um cenário sombrio e imprevisível.

Publicidade

11 comentários em “Presidenta da Comissão Europeia sinaliza que bloco aposta na escalada do conflito

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s